quinta-feira, 17 de julho de 2008

Numa concha, é isto!

A informação do concurso da ESA para recrutar astronautas chegou-me e ao principio nem liguei muito. Andava ocupado com outras coisas, a escrever a tese, piadas no Inimigo Público e a preocupar-me com o futuro. É certo que gostava de ser astronauta, mas uma pessoa tem que se habituar à ideia de que talvez seja possível.

Um encontro casual e uma conversa inesperada pôs o assunto na minha agenda mental. Entrei em reflexão, ouvi as partes interessantes e interessadas, resolvi avançar. Fui fazer os exames médicos que os pilotos de avião fazem, fiquei à espera. Chegaram os resultados, aprovado, enviei para lá e a ESA deu-me a chave para abrir o formulário de candidatura. No fim do dia 16 de Junho de 2008 era oficialmente candidato. Um de 8413, de todos os países membros da agência espacial europeia. Para quatro vagas.

No dia 17 de Junho a ESA enviou-me um email a dizer que me dizia qualquer coisinha em seis semanas, para saber se passo à próxima fase, que é uma ronda de avaliação psicológica. Ainda não tive novidades. Posso supor que não sou suficientemente mau para ser excluído à partida nem suficientemente interessante para colheita à primeira passagem. Outra suposição que não seria disparatada, é a de que ainda não passaram seis semanas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Oi David,

Uma concha muito bem aconchegada!
Ca fico a espera de (boas) novidades.

abracos, picuinhas

Anónimo disse...

Eu tambem me candidatei, e ja fui chamada!
Abracos, candidata-astronauta

Anónimo disse...

Parabens a anonimo. Tambem es portuguesa suponho.
E tu David? O Acro? A Silvia?

David Marçal disse...

Parabéns! Vai dando novidades! Eu ainda não tenho notícias...

Anónimo disse...

Sim, sou portuguesa 'emigrada' para seguir carreira cientifica . Tenho dois colegas de trabalho estrangeiros que foram chamados cerca de 2 e 3 semanas antes de mim. Pelos vistos e' uns de cada vez. Boa sorte!

David Marçal disse...

Olá portuguesa anómima! Será que podes entrar em contacto comigo, pelo email do meu perfil no blog? Obrigado.

David

Anónimo disse...

Numa concha? Não seria antes numa "casca de noz" (nutshell)?