Mostrar mensagens com a etiqueta Candidatura astronauta. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Candidatura astronauta. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os novos astronautas europeus

Um alemão, dois italianos, um dinamarquês, um inglês e um francês. São os novos astronautas da agência espacial europeia, anunciados hoje pela ESA:

1. Samantha Cristoforetti, Italian
2. Alexander Gerst, German
3. Andreas Mogensen, Danish
4. Luca Parmitano, Italian
5. Timothy Peake, British
6. Thomas Pesquet, French

Foi assim que começou este blog, por isso é que se chama contagem decrescente.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Será do nemátodo?

Os candidatos a astronauta são uma espécie em vias de extinção. Restam 192. Antes do Verão eram mais de 8000.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A cientista das estrelas

Texto do jornalista Micael Pereira publicado, na Revista Única do Expresso de 27 de Setembro de 2008 acerca da Sílvia, sobre quem já várias vezes aqui escrevi.

Sílvia Vicente
A cientista das estrelas que pensou ir a Marte
Uma das dez candidatas portuguesas a astronauta vai trabalhar para a Agência Espacial Europeia.

Fotografia: Expresso/Tiago Miranda

Ficou com essa fixação desde que, em 2004, foi a um curso na Áustria sobre como é viver e trabalhar no espaço, organizado pela agência espacial austríaca e pela Agência Espacial Europeia (ESA). A equipa de Sílvia Vicente tinha uma missão ambiciosa: encontrar água e vida em Marte. Era apenas um exercício, mas a então doutoranda de Astronomia e bolseira em Munique do ESO, o Observatório Europeu do Hemisfério Sul, soube que poderia ter uma hipótese quando abrissem o novo concurso para astronautas europeus, de que já se falava na altura.

Em Maio deste ano, quando a ESA abriu finalmente quatro vagas para todos os 17 países-membros, Sílvia concorreu. Foi uma das 10 portuguesas candidatas (de um total de 210 portugueses), mas já soube que não passou à fase seguinte, apesar do currículo em Física (na Faculdade de Ciências de Lisboa), da experiência internacional, da boa forma (faz dança desde os sete anos, tendo sido aluna da escola Norma Croner) e do seu lado sociável (no ESO, dava aulas de salsa aos outros investigadores).

Não está triste: "Para mim, ser astronauta sempre foi uma utopia". Quando os quatro eleitos forem escolhidos, no final do ano, Sílvia já estará na própria ESA, na Holanda, depois de ter ganho uma bolsa da estação espacial. Serão colegas, ela e os futuros astronautas. A investigadora portuguesa vai continuar a trabalhar no tema da sua tese de doutoramento: a fase inicial da formação de estrelas e planetas, no primeiro milhão de anos de vida.

Sílvia tem-se dedicado a observar discos protoplanetários - nuvens de gás e poeira que rodeiam estrelas bebés - no trapézio da constelação de Orionte. Demasiado longe para um astronauta lá ir.

Micael Pereira

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

¿Quiere ser astronauta?

Uma excelente reportagem do El País, sobre o processo de selecção de astronautas em curso.

Segundo o artigo, dos 8.413 candidatos que preencheram o questionário e entregaram o exame médico classe II, 932 foram seleccionados para as provas de aptidão psicológica em Hamburgo, que decorram durante o mês de Julho. Desses, foram escolhidos 200, que deverão prestar provas em Setembro para avaliar o seu desempenho em condições reais, com especial ênfase para o trabalho em equipa. Entre eles estão os 80 que serão seleccionados para efectuar extensos testes médicos. Os 40 ou 50 mais aptos farão uma entrevista pessoal e o director geral da ESA, o francês Jean-Jacques Dordain, escolherá os 4 astronautas de entre eles.



O artigo do El País, confirma também que os candidatos ainda no processo de selecção não podem prestar declarações públicas sobre o assunto.

Un veterano instructor de astronautas, el belga Walter Peeters, uno de los responsables de la selección de Duque, opina que "el perfil ideal es el de alguien que trabaja en equipo y que también es capaz de tomar decisiones muy rápidas". Y como no todos los países seleccionan igual, apunta: "Mis colegas rusos siempre han valorado entre sus candidatos a cosmonautas el sentido del humor, que ayuda a reconducir una situación complicada; ésta es una cualidad que tiene, por ejemplo, Pedro Duque"

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Projectos para o futuro

Com a minha eliminação do processo de selecção a primeira coisa de que me lembrei foi trespassar o blog para candidatos portugueses que passaram à próxima fase e encontrar neles uma continuidade desta história. Através das diligências efectuadas nesse sentido descobri que aos candidatos que passam à próxima fase é pedido que assinem um acordo em que se comprometem a não interagir com os media.

O irónico é que este blog, com as suas premissas fundadoras, estava condenado à partida.

domingo, 27 de julho de 2008

A montanha e o rato

"Uma montanha que pariu um rato... Na linguagem popular esta expressão tem um sentido pejorativo. Descreve uma decepção: fez-se um grande alarido e muitas ondas por uma ninharia. Se se tomar em consideração a matéria em jogo, pode-se compreender esta fórmula. Mas se nos colocarmos de preferência no plano da riqueza da organização, a situação inverte-se. Apesar dos seus milhões de toneladas de rocha, uma montanha nada sabe fazer. O rato, pelo contrário, com algumas dezenas de gramas de matéria, é uma maravilha do universo. Vive, corre, come e reproduz-se. Se um dia uma montanha parisse um rato, poderíamos pensar estar perante o mais extraordinário dos milagres...."

Hubert Reeves, em "Um pouco mais de azul"

Comentou o picuinhas nesta caixa que, para além do balanço que fiz da candidatura, "ainda houve o blog". É verdade. É uma parte nada desprezável desta aventura. Criar este espaço e nele partilhar as diversas coisas que se iam sucedendo (às vezes não sucedia nada e eu escrevia posts aleatórios sobre alpinismo!) foi muito gratificante. Chegaram-me pessoas interessantes e cheguei-lhes também.

É importante falar sobre a Sílvia, com quem fiz equipa em momentos significativos. Fomos juntos à Festa das Estrelas, onde falámos com jovens de escolas secundárias envolvidos em projectos de astronomia. Explicámos por várias vezes que não éramos astronautas nem tínhamos feito nada de especial. No final, uma rapariga pediu-me que autografasse uma pequena oferta que o nuclio tinha para ela e que eu lhe entregava. Que fazer? Hesitei, acedi. Seguiu-se o autografo da Sílvia. E depois todos quiserem os autógrafos de ambos. Isto faz muito sentido? Não. Veio algum grande mal ao mundo, subiu à minha cabeça ou à da Sílvia? Também não.

Também graças à visibilidade deste blog (por ser convidado do Público) fomos convidados para ir à Sic Mulher, ao programa Mundo das Mulheres. Eu e a Sílvia. 25 minutos de conversa com a Adelaide de Sousa, sobre o sonho de ser astronauta. Em directo. Alguma adrenalina e nervoso miudinho, mas no final o balanço é positivo. Divertimo-nos imenso.

Vou ainda ao Rádio Clube Português, programa Toda a Tarde. 40 minutos de amena cavaqueira com o Marcos Pinto, intercalados com o Lost in space dos Lighthouse Family e o Walking on the moon dos Police.

Pode-se dizer que a montanha pariu um rato. Gostaria que fosse verdade. Seja o que for que pariu, o parto foi muito divertido!

sexta-feira, 25 de julho de 2008

"Entrámos bem na candidatura"


Obviamente que gostava de ter ido um bocadinho mais longe, mas uma candidatura é mesmo assim. Entrei no processo de selecção pelo processo de selecção, já sabia que havia dois resultados possíveis. Também há que dar mérito aos outros candidatos e desde já dou os meus parabéns e desejo a melhor sorte aos portugueses que passaram à fase seguinte.

A verdade é que esta pequena peripécia, mesmo que fugaz, foi uma aventura que valeu por si. O processo de decidir candidatar-me obrigou-me a olhar para mim e a assumir uma demanda ambiciosa. Numa fase de mudanças profissionais como a que estou a viver, ter uma perspectiva grandiosa, ainda que improvavel, ajudou-me a manter a motivação e optimismo em alguns momentos. [Por muito parvo que isto pareça].

Não me sinto triste, sempre disse que entrava neste jogo sem grandes expectativas e é verdade. Mas também não seria honesto não admitir que esperava chegar um bocadinho mais longe.

Mais sobre o futuro deste espaço será divulgado em breve.

no-reply

Dear Mr Marçal,

On behalf of the European Space Agency, I wish to thank you for your application and interest in joining the European Astronaut Corps.

I regret to inform you that after very careful consideration, it has been decided not to retain your application for the post of Astronaut. However, should you not object, we would like to keep your file on record for other career opportunities at ESA and contact you if a post which matches your profile should emerge.

I would also like direct your attention to ‘Careers at ESA’ website in which we advertise all current external vacancies. You may also be interested in subscribing to our recently introduced job alert feature. In order to receive the regular updates on vacant positions at ESA, please click

http://www.esa.int/SPECIALS/Careers_at_ESA/index.html

and follow the link ‘Subscribe to ESA vacancy notices’.

On behalf of the European Space Agency, I wish you all the best for your further career.

Yours sincerely,

F.C. Danesy

Head, ESOC Human Resources Division

This is a no-reply email address. Please do not respond to this email.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Numa concha, é isto!

A informação do concurso da ESA para recrutar astronautas chegou-me e ao principio nem liguei muito. Andava ocupado com outras coisas, a escrever a tese, piadas no Inimigo Público e a preocupar-me com o futuro. É certo que gostava de ser astronauta, mas uma pessoa tem que se habituar à ideia de que talvez seja possível.

Um encontro casual e uma conversa inesperada pôs o assunto na minha agenda mental. Entrei em reflexão, ouvi as partes interessantes e interessadas, resolvi avançar. Fui fazer os exames médicos que os pilotos de avião fazem, fiquei à espera. Chegaram os resultados, aprovado, enviei para lá e a ESA deu-me a chave para abrir o formulário de candidatura. No fim do dia 16 de Junho de 2008 era oficialmente candidato. Um de 8413, de todos os países membros da agência espacial europeia. Para quatro vagas.

No dia 17 de Junho a ESA enviou-me um email a dizer que me dizia qualquer coisinha em seis semanas, para saber se passo à próxima fase, que é uma ronda de avaliação psicológica. Ainda não tive novidades. Posso supor que não sou suficientemente mau para ser excluído à partida nem suficientemente interessante para colheita à primeira passagem. Outra suposição que não seria disparatada, é a de que ainda não passaram seis semanas.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Quanto é que ganha um astronauta?

O nuclio propôs-me uma conversa com as estrelas da Festa das Estrelas, adolescentes envolvidos em projectos de astronomia na escola. Alguns eram fotógrafos de estrelas e cometas, outros viajantes de Marte, havia ainda aquecedores do Sol.

A ideia era falar sobre o processo de candidatura a astronauta.

Esclareci que a diferença entre mim e qualquer outra pessoa é apenas a iniciativa de me candidatar e mais informação sobre o processo. Aceitei. Outros candidatos foram convidados, acabámos por ir só eu e a Sílvia.

Plateia de jovens inteligentes e pro-activos.

"Quanto é que ganha um astronauta?"

[não faço a mínima ideia!]

"Não sei... deve ganhar menos que qualquer jogador do plantel do Benfica"

"Por isso é que eu jogo futebol"

[E eu, ainda vou a tempo?]

Seis semanas

Dear David Marçal,

We would like to inform you that your application has been submitted successfully and in time. We will now begin our evaluation and contact you within the next six weeks.

Once submitted, you can check the status of your application by browsing your data file where you can see the sentence "Your application has already been submitted and can not be changed" on each data page. This indicates a successful closure of your database.

Kind regards,

European Space Agency

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Cabeça no espaço

A próxima fase no processo de selecção é uma ronda de testes psicológicos. A ESA disponibilizou no seu site alguns testes semelhantes aos que serão feitos aos candidatos.


terça-feira, 24 de junho de 2008

8413

A ESA divulgou os números das candidaturas a astronauta. 7586 homens e 1430 mulheres enviaram o certificado médico classe 2 e preencheram o formulário de candidatura on-line. Os quatro novos astronautas estão entre estes 8413 candidatos de todos os países membros da ESA.

210 candidatos portugueses, 192 homens e 28 mulheres.


sexta-feira, 20 de junho de 2008

A questão incontornável

O formulário de candidatura é extenso. Peso, altura, escola primária, experiência como piloto, trabalho ou trabalhei para ESA, nível de natação, desportos, porque é que eu quero ser astronauta, como é que eu acho que sou e o que penso que um astronauta faz, se já estive envolvido em actividades de cariz social, o que estudei, estaria disposto a viver na cidade das estrelas em Moscovo.

Would you be prepared to be a test subject in life science experiments?

Eu respondi sim. Não consigo deixar de imaginar uma conversa no futuro:

Bom, de vocês os quatro o David foi o único que pôs a cruzinha no sim, por isso...

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dear David Marçal,


Thank you for your application for the position of
ESA Astronaut.

Your username is: david.marcal
Your password is: ********

We kindly ask you to fill in the online application form that you will find by accessing the following link:

https://astrosel.esa.int/

The application form consists of a number of questions regarding your personal situation, work experience, education and pilot experience. Please fill in this information as soon as possible. Be advised that the application form must be filled in by the VN Closing Date.

terça-feira, 17 de junho de 2008

O meu bilhete para a candidatura


O certificado médico classe 2 ficou eventualmente pronto e pude levantá-lo no INAC. É o mesmo documento que os pilotos privados de avião necessitam para voar. Para mim é o bilhete de entrada na candidatura a astronauta. Enviei-o em formato digital e a ESA devolveu-me uma palavra-passe para entrar no formulário de candidatura on-line.

A espera

"Boa tarde. Eu fiz um exame médico classe dois e queria saber se já está pronto... [e se viu algum dinossauro dançarino ultimamente] há umas duas semanas... eu nunca consigo falar com a sua colega... mas ontem liguei entre as duas e as quatro e meia... agradeço-lhe... nove seis... é esse... Boa tarde"

domingo, 15 de junho de 2008

Riscos e amolgadelas

Depois marquei os exames e fiquei à espera. Tinha que estar lá às oito e meia da manhã, em jejum e com um frasquinho de urina. Começou muito bem, urino que nem um astronauta, podia ter enxido dois ou três. Consulta de oftalmologia, teste funcional respiratório, electrocardiograma, optometria, preencher o meu nome, morada e BI umas oito vezes. Iam-me dizendo que estava tudo bem.

A dado momento um médico pôs uma cruzinha no "não" em "problemas psiquiatricos" sem me perguntar nada. Gostei da confiança. Para o fim ficou a audiometria, ouvir barulhinhos fechado numa casota. Carregue no botão quando ouvir. Ainda me ocorreu perguntar se também contavam aquelas vozes normais que toda a gente ouve na sua própria cabeça e que dizem para matar pessoas na rua à machadada. Mas depois reconsiderei, ainda perdia a cruzinha dos "problemas psiquiatricos".

Período de reflexão

Comecei a contar a ideia a todas as pessoas que conseguia. As reacções foram diversas. O riso foi comum, mas não levo a mal, sei que as pessoas se riem quando não sabem como reagir. Também houve incredulidade e preocupação, esta última deixou-me comovido.

Uma dúvida que me assaltava era o dinheiro. Para me candidatar precisava de um exame médico igual aos que fazem os pilotos privados de aviação e que custa 246,23 euros. E pagar os 246,23 euros não era garantia de passar. E eu tenho alguns riscos e amolgadelas, (nomeadamente nos olhos, uso óculos). E numa altura em que os jornais anunciam o apocalipse (petroleo, taxas de juro e alimentos em alta) não tinha certeza que os 246,23 euros não me fossem fazer falta. Contei ao Tiago, a quem a minha vida já esteve ligada por uma corda inúmeras vezes, nos Alpes e outras aventuras de escalada, que reagiu com sobriedade e disse "não é por causa disso que hás-de deixar de te candidatar".

Contei à Joana. Reagiu entusiasticamente e disse-me com simplicidade que achava óptimo que eu fosse astronauta e tinhamos que ver o filme "The right stuff". Pareceu-me bem.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

A altura certa

Já não sei exactamente como me chegou a informação. Um email, uma notícia breve, não liguei muito. Até que no final de um espectáculo falei com a minha amiga Sílvia, que tinha ido a uma entrevista na ESA e conhecido um astronauta. Os astronautas eram reais, existiam, falavam, partilhavam taxis e em alguma altura foram candidatos a astronautas. O tal astronauta acabou por lhe dizer "porque é que não te candidatas? Tens a altura certa".

Havia também outra altura que me parecida certa. Estou a acabar de escrever a minha tese de doutoramento, mesmo que não queira é um período de mudança. "Se um tipo não arranja emprego na Terra tem que procurar noutros planetas". E movido por este mantra lúcido entrei em reflexão.