quinta-feira, 13 de novembro de 2008

windoze

Fui buscar um computador dos meus tios, após uma reparação. O disco rígido tinha sido formatado e o windoze instalado de raiz como consequência da intervenção. Resolvi fazer as actualizações de sistema.

Primeiro impacto: para ligar o computador à rede sem fios tive que introduzir a chave da rede duas vezes. Uma, mais a confirmação. A minha chave de segurança são 26 caracteres aleatórios. Noutro sistema operativo, se me enganar à primeira repito a chave com mais atenção e pronto. Mas assim é mais democrático: quer me engane quer não me engane, digito os 26 caracteres duas vezes.

Como não utilizo o windoze há muitos anos recorri à ajuda do sistema para encontrar o windoze update. A aplicaçãozinha de ajuda "crachou" duas vezes! Tive que fazer o ctrl-alt-del para matar o programinha que "não estava a responder", operação e léxico familiares do tempo em que usava o windoze!

Como é possível que numa instalação limpa do windoze (ainda sem rigorosamente mais nada instalado) "gele" um componente do próprio sistema operativo?

Lá consegui fazer as actualizações, não sem antes ter que registar um .dll manualmente. Entre cada grupo de actualizações, o windoze lá me informava que era preciso "reiniciar o sistema", ecoando em seguida aquele som caracteristico do windoze a arrancar, tal sino da igreja de quarto em quarto de hora.

Quanto mais conheço o windoze mais gosto de máquinas de escrever e ábacos...

Quero terminar com uma palavra de esperança: há vida para além disto, o Linux é de graça! Pode-se descarregar gratuitamente ou até receber um CD em sua casa, que não paga nem os portes de correio!

3 comentários:

Vtrain disse...

Bom lá diz o anúncio:
http://www.youtube.com/watch?v=FDgEdcFTquM

:)

lazy.matt disse...

Embora que seja à relativamente pouco tempo utilizador de Linux, deparei-me exactamente com os mesmos sintomas windozianos durante os últimos anos e consegui dizer "não quero mais!!!".

Posso dizer que o sistema Ubuntu é uma maravilha. Não tenho crashs, tudo funciona, as ligações de rede estão melhoradas e recomendam-se bem como o wireless que está a 100%.

E depois, obviamente que estamos a falar de um produto "open-source". Tudo o que ali se utiliza, não se vende, o que nos resolve muitos problemas de um momento para o outro.

mips disse...

The box said 'You need Windows XP or better' .... so I installed linux.