terça-feira, 19 de maio de 2009

Cientistas na FNAC


Informação recebida da FNAC:

CICLO CONDOMÍNIO TERRA
Documentários e colóquios

16.05.2009-31.05.2009 Vasco da Gama

A Terra é o título do conjunto de projecções e colóquios a decorrerem no fórum Fnac entre os próximos dias 16 a 31 de Maio. Neste âmbito convidámos especialistas para nos esclarecerem sobre quais os riscos e perigos que pairam sobre a nossa casa comum, o planeta Terra. Projectaremos também diversos documentários com a chancela da National Geographic dedicados ao planeta, às condições ambientais e às energias renováveis.

ESTRATÉGIAS PARA COMUNICAR A CIÊNCIA: PENSAR FORA DA CAIXA OU FALAR PARA O BONECO
por David Marçal
23.05 SAB18H00 Vasco da Gama

Inserido na comemoração do próximo Dia Mundial do Ambiente, apresentamos no fórum do Vasco da Gama, o colóquio: Estratégias para comunicar a ciência: pensar fora da caixa ou falar para o boneco. Vivemos numa sociedade crescentemente tecnológica, em que a linguagem científica é recorrentemente utilizada nos mais diversos âmbitos. David Marçal traz-nos a sua visão de comunicar a ciência, num jornal de referência (Público), num suplemento humorístico (Inimigo Público) e numa revista para crianças (kulto).

O PERIGO DA PESCA EXCESSIVA E PLANETA CONTAMINADO
documentário National Geographic comentado pelo investigador João Correia
24.05 DOM 17H30 Vasco da Gama

Este documentário aborda os problemas da pesca excessiva e da eliminação do lixo nos oceanos, demonstrando como o planeta e os seus seres vivos são prejudicados. Convidámos João Correia investigador na área da pesca e conservação, empresário nesta área e consultor do Oceanário, para nos ajudar na análise deste filme.

A VIAGEM PERDIDA DE DARWIN
documentário National Geographic comentado pelo investigador Thiago Carvalho
29.05 SEX 19H00 Vasco da Gama

Através dos limites selvagens da terra, e tendo como pano de fundo uma espectacular fotografia aérea, subaquática e da vida selvagem, o biólogo evolucionário Armand Leroi, conduz-nos numa viagem inesquecível que reproduz a aventura que inspirou o trabalho revolucionário de Darwin. Aproveitando este mote, convidámos Thiago Carvalho, biólogo, investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência e comissário adjunto da exposição de Darwin nesta Fundação, para nos trazer a sua reflexão sobre o planeta e a viagem do Beagle. Este é o convite que fazemos ao público FNAC no último dia do Ciclo: Condomínio Terra.

Sem comentários: