quarta-feira, 18 de junho de 2008

O astronauta


E eis que fui a uma conferência no Pavilhão do Conhecimento e conheci o astronauta Ernst Messerschmid, assim como o responsável pela divisão de astronautas da ESA, Horst Schaarschmidt. Em comum, tinham um nome difícil de pronunciar. Os astronautas passam a maior parte do tempo na Terra. Tipicamente esperam cinco a sete anos pela primeira missão e ao fim de catorze fizeram duas. Messerschmid participou numa missão do Challenger em 1985.

Fiquei a saber detalhadamente as várias fases do processo de selecção e também que no espaço não são precisas camas para dormir. Basta amarrar o saco cama para não flutuar por todo o lado.

Messerschmid é originalmente físico e trabalhou em aceleradores de partículas, como o CERN e o Desy (em Hamburgo). Algo que me é familiar. No âmbito do doutoramento fui frequentemente colocar as minha proteínas à frente de feixes de raios-X de alta intensidade produzidos por aceleradores de partículas. Já utilizei o Desy, mas mais frequentemente vou ao ESRF (Grenoble, França).

Apresentou uma "astronaut checklist". Ficou-me na memória sobretudo o último ponto:

"Don't let anyone tell you that is too hard"

Sem comentários: