quarta-feira, 27 de agosto de 2008

¿Quiere ser astronauta?

Uma excelente reportagem do El País, sobre o processo de selecção de astronautas em curso.

Segundo o artigo, dos 8.413 candidatos que preencheram o questionário e entregaram o exame médico classe II, 932 foram seleccionados para as provas de aptidão psicológica em Hamburgo, que decorram durante o mês de Julho. Desses, foram escolhidos 200, que deverão prestar provas em Setembro para avaliar o seu desempenho em condições reais, com especial ênfase para o trabalho em equipa. Entre eles estão os 80 que serão seleccionados para efectuar extensos testes médicos. Os 40 ou 50 mais aptos farão uma entrevista pessoal e o director geral da ESA, o francês Jean-Jacques Dordain, escolherá os 4 astronautas de entre eles.



O artigo do El País, confirma também que os candidatos ainda no processo de selecção não podem prestar declarações públicas sobre o assunto.

Un veterano instructor de astronautas, el belga Walter Peeters, uno de los responsables de la selección de Duque, opina que "el perfil ideal es el de alguien que trabaja en equipo y que también es capaz de tomar decisiones muy rápidas". Y como no todos los países seleccionan igual, apunta: "Mis colegas rusos siempre han valorado entre sus candidatos a cosmonautas el sentido del humor, que ayuda a reconducir una situación complicada; ésta es una cualidad que tiene, por ejemplo, Pedro Duque"

1 comentário:

Vtrain disse...

O processo continua :)

http://news.bbc.co.uk/2/hi/science/nature/8057633.stm

.