quinta-feira, 9 de julho de 2009

CIENTISTAS AO PALCO: Ensaios de Teatro Fórum em Lisboa

Os cientistas ao fórum no palco do Fórum Lisboa (sim, adoramos pleonasmos)

terça-feira, 7 de julho de 2009

HUMOR: Secção de Ciência de "A Bola" usa linguagem desportiva


Numa altura em que as redacções de ciência dos jornais de todo o mundo se encontram ameaçadas pela crise dos jornais (não é a crise económica, é a "dos jornais"), A Bola reage em contra-ciclo, criando uma secção de ciências. Para chegar aos adeptos da ciência, os repórteres de A Bola fazem relatos emocionantes das descobertas científicas (aí vai, um grande avanço do Human Genome Project, passa a bola para a genómica estrutural, pode ser a cura... aí vai... ao ladooooooo!), com flash interviews no final dos congressos e acima de tudo a análise por um painel de comentadores:

"O novo reforço da Tabela periódica, o elemento com o número atómico 112, quando a mim não faz sentido nenhum. Desde 1976 que se têm vindo a contratar novos elementos químicos, com excesso de peso, que pouco ou nada fazem".

David Marçal
(do último Inimigo Público)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

HUMOR: Criacionistas acreditam que vírus H1N1 saiu da arca de Noé




(texto meu publicado no Inimigo Público)

Para os neo-creacionistas biblico-literais americanos, mutações genéticas que conduzam à alteração das características de uma população de vírus é algo inconcebível. Assim, o Discovery Institute (uma espécie de congresso permanente de Vilar de Perdizes, mas com muito dinheiro) já emitiu um esclarecimento, contando como um casalinho de H1N1 desceu da arca de Noé no Monte Ararat, na Arménia, tendo levado uns poucos milhares de anos a chegar ao México (por causa das suas patinhas pequenas), onde resolveu constituir família (umas das poucas coisas que um vírus consegue fazer). Não conseguindo reproduzir-se autonomamente, recorreu a maquinaria genética das células de mamíferos para se multiplicar, uma espécie de tratamento de fertilidade para vírus.