quinta-feira, 9 de julho de 2009

CIENTISTAS AO PALCO: Ensaios de Teatro Fórum em Lisboa

Os cientistas ao fórum no palco do Fórum Lisboa (sim, adoramos pleonasmos)

terça-feira, 7 de julho de 2009

HUMOR: Secção de Ciência de "A Bola" usa linguagem desportiva


Numa altura em que as redacções de ciência dos jornais de todo o mundo se encontram ameaçadas pela crise dos jornais (não é a crise económica, é a "dos jornais"), A Bola reage em contra-ciclo, criando uma secção de ciências. Para chegar aos adeptos da ciência, os repórteres de A Bola fazem relatos emocionantes das descobertas científicas (aí vai, um grande avanço do Human Genome Project, passa a bola para a genómica estrutural, pode ser a cura... aí vai... ao ladooooooo!), com flash interviews no final dos congressos e acima de tudo a análise por um painel de comentadores:

"O novo reforço da Tabela periódica, o elemento com o número atómico 112, quando a mim não faz sentido nenhum. Desde 1976 que se têm vindo a contratar novos elementos químicos, com excesso de peso, que pouco ou nada fazem".

David Marçal
(do último Inimigo Público)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

HUMOR: Criacionistas acreditam que vírus H1N1 saiu da arca de Noé




(texto meu publicado no Inimigo Público)

Para os neo-creacionistas biblico-literais americanos, mutações genéticas que conduzam à alteração das características de uma população de vírus é algo inconcebível. Assim, o Discovery Institute (uma espécie de congresso permanente de Vilar de Perdizes, mas com muito dinheiro) já emitiu um esclarecimento, contando como um casalinho de H1N1 desceu da arca de Noé no Monte Ararat, na Arménia, tendo levado uns poucos milhares de anos a chegar ao México (por causa das suas patinhas pequenas), onde resolveu constituir família (umas das poucas coisas que um vírus consegue fazer). Não conseguindo reproduzir-se autonomamente, recorreu a maquinaria genética das células de mamíferos para se multiplicar, uma espécie de tratamento de fertilidade para vírus.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cientistas cómicos??!? Ahahaha!

Ensaio dos Cientistas de pé, no Fórum Lisboa.

domingo, 21 de junho de 2009

Darwin e os bolseiros, na SIC Mulher

Ou a replicação fora de tempo do paradigma do investigador aristocráta do Séc. XIX.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cientistas ao Palco em Oeiras


Este sábado, dia 20 de Junho, entre as 14h e as 19h30 actividades dos cientistas que se juntam à festa do 250º aniversário - Celebrar Oeiras

Às 18h00 no Palco Família

Cientistas ao Fórum e Cientistas de Pé
O grupo do Teatro Fórum irá recriar todo o processo de criação de um espectáculo: o que é o teatro fórum? o recrutamento dos actores/cientistas; os ensaios; a cena de fórum. Será aberto a perguntas e discussão com a plateia. Para terminar, actuarão os cientistas-de-pé – stand-up comedy por cientistas!

E das 14h00 às 18h00 na Zona Futuro tragam as crianças para meter a mão na massa científica

O DNA de morango – invisível? Não, senhor!
Uma experiência simples que permite extrair e visualizar o DNA de morango. Recorrendo a produtos domésticos – morangos, detergente da loiça, sal de cozinha, filtros de café e álcool – crianças e adultos reproduzem o processo de extracção de DNA utilizado pelos cientistas, podendo levar o DNA para casa, para guardar para sempre!

Células de plasticina
Somos formados por triliões de células...não são todas iguais: têm formas diferentes e fazem coisas diferentes. As células do sangue transportam oxigénio; as do músculo da perna ajudam-nos a dar pontapés na bola. Com plasticina de várias cores, crianças e adultos podem experimentar construir células diferentes, para levar para casa.

O código dos genomas em gomas
A molécula de DNA funciona como uma receita para fazer um ser vivo. Através de um código químico representado pelas letras A, T, C e G é possível construir todas as proteínas que fazem um organismo. A informação contida no DNA pode ser copiada para uma nova molécula de DNA e desta para outra, e outra, até ao infinito, mantendo sempre a mesma receita. Usando gomas de várias cores, crianças e adultos vão poder explorar o que a torna o DNA uma molécula tão especial.

Olhando para dentro de uma molécula
Desde a água ao DNA, o nosso mundo é feito de muitas moléculas diferentes. Através de modelos simples e simulações em computador crianças e adultos poderão entrar na dimensão molecular e conhecer algumas das moléculas de que ainda se procura conhecer a estrutura.

Pelo IGC e ITQB

domingo, 14 de junho de 2009

1º Video Cientistas ao Palco

Primeiro Video dos Cientistas ao Palco. Já foi feito há algum tempo, mas foi muito divertido! Obrigado Romeu Costa, Eliseu Aguiar, Ana Sanchez, Joana LA, Ilda Camacho, Maria João Ferreira e todos os cientistas do ITQB que participaram!



O projecto neste momento decorre a bom ritimo, com ensaios duas vezes por semana, com cientista-actores. Novidades podem-se seguir aqui.

Por entre os dedos

In my hunt for the secret of life, I started my research in histology. Unsatisfied by the information that cellular morphology could give me about life, I turned to physiology. Finding physiology too complex, I took up pharmacology. Still finding the situation too complicated, I turned to bacteriology. But the bacteria were even more complex, so I descended to the molecular level, studying chemistry and physical chemistry. After twenty years' work, I was led to conclude that to understand life we have to descend to the electronic level and the world of wave mechanics. But electrons are just electrons and have no life at all. Evidently,on the way I lost life; it had run out between my fingers.

Albert Szent-Gyorgyi (1893 - 1986)
Personal Reminiscences

terça-feira, 9 de junho de 2009

A matemática do futebol

Na imagem: "futeboleno", uma molécula constituída por 60 átomos de carbono, que fazem anéis de seis e cinco elementos, tal como uma bola de futebol.

O apuramento de Portugal para o mundial da África do Sul está nas matemáticas e as contas não são simples. E não é só por causa da falta de pontaria! Desde que nos anos 90, para contrariar o anti-jogo e que as equipas mais fracas joguem para o empate, o sistema de pontuações passou a ser 3 pontos pela vitória, 2 pelo empate e 0 pela derrota, que as contas ficaram mais complicadas (a anterior situação eram 2 pontos pela vitória, 1 pelo empate e 0 pela derrota).

Um excerto retirado do livro de Jorge Buesco "Da Falsificação dos Euros aos Pequenos Mundos":

"Se a motivação inicial da alteração da regra foi desportiva - a promoção do futebol ofensivo - ela teve um efeito matematicamente imprevisto. Como qualquer pessoa que tentou fazer os cálculos para saber se o clube do seu coração ainda pode ser campeão ou já se salvou da despromoção, as contas tornaram-se muito mais complicadas. A aritmética deixou de ser trivial, passando a dependeder de forma complexa dos resultados dos jogos de todas as equipas entre si.

(...)

Os matemáticos Walter Kern e Daniel Paulusma da Universidade de Twente, na Holanda, demonstraram num artigo publicado na revista Discrete Applied Mathematics, em 2001, que este problema se tornou absolutamente intratável, equivalente aos problemas computacionalmente mais difíceis de resolver!"

sexta-feira, 5 de junho de 2009

António Câmara sobre bolseiros de investigação

António Câmara, CEO da Ydreams, fala sobre a importância dos bolseiros do Grupo de Análise de Sistemas Ambientais (GASA) da Universidade Nova de Lisboa como geradores do conhecimento que deram origem à Ydreams e a outras empresas.




segunda-feira, 1 de junho de 2009

Ciência de auto-ajuda

Muitas pessoas gostam de acreditar em ideias absurdas pseudocientíficas, que aparecem como uma espécie de "ciência à la carte, só para conhecedores" ou "ciência" de auto-ajuda.

O rigor da ciência exige que um cientistas diga "A implica B, dado que as condições C e D se verifiquem". 

Quem não tem preocupações sérias de rigor nem o seu trabalho escrutinado pelos pares pode simplesmente gritar "Bê!!!!". Acreditem em Bê e sejam felizes. Já várias pessoas que passaram a viver de acordo com Bê ficaram ricas. Bê garante sucesso com o sexo oposto, saúde e vitalidade. Não há condições de aplicação, não há restrições (a não ser comprar um livro, a entrada numa conferência ou num consultório). Assim de repente, e só por estar a escrever isto, confesso que Bê me parece uma coisa interessante.

Uma excelente TED talk do Michael Shermer, fundador da Skeptic magazineSkeptics Society, sobre a razão pela qual as pessoas gostam de acreditar em coisas estranhas.

Vale muito a pena ver!


sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Perigo da Pesca Excessiva e Planeta Contaminado

O documentário National Geographic comentado pelo investigador João Correia 

Segunda | 1 Junho | 18H00    

João Correia investigador na área da pesca e conservação, empresário nesta área e consultor do Oceanário apresenta-nos o documentário, O Perigo da Pesca Excessiva e Planeta  Contaminado. Uma explicação científica sobre o que está a acontecer e que pistas poderemos seguir para melhorar o futuro dos nossos mares e oceanos.



quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Viagem perdida de Darwin

Documentário National Geographic comentado pelo investigador Thiago Carvalho
29 Mai Sex 19h 00 Vasco da Gama

Através dos limites selvagens da terra, e tendo como pano de fundo uma espectacular fotografia aérea, subaquática e da vida selvagem, o biólogo evolucionário Armand Leroi, conduz-nos numa viagem inesquecível que reproduz a aventura que inspirou o trabalho revolucionário de Darwin. Aproveitando este mote, convidámos Thiago Carvalho, biólogo, investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência e comissário-adjunto da exposição de Darwin, a trazer-nos a sua reflexão sobre o planeta e a viagem do Beagle. Este é o convite que fazemos ao público FNAC no último dia do Ciclo: Condomínio Terra.


quarta-feira, 27 de maio de 2009

Repto aos não-cientistas: Qual a vossa imagem da vida amorosa de um cientista?


Imagem do calendário erótico da Federación de Jovenes Investigadores / Precarios

Uma Cientista ao Palco lançou este repto aos seus amigos e familiares. Todas as respostas recebidas até agora. Anónimas, apenas com indicação de genéro. Deixe-nos também a sua, na caixa de comentários!

(Masculino ; Feminino)

1.
Assim sinceramente (e não pensando em nenhum cientista em especial, nem em ti) os cientistas não têm uma vida amorosa normal? Isto é dentro das anormalidades que o amor implica obviamente! ou seja, uma vez que um cientista é um ser humano normal, tal como qualquer outro, acho que tem uma vida amoraosa normal! Por isso priminha, fica descansada!!! És normal como os outros!! :) F

2.
Como as enzimas, uns "enzima" dos outros bem juntinhos, como cadeias de DNA e barulhentos como electroes: Planck planck planck! F

3.
Acho que é cheia de experiencias M

4.
Eu acho que tu namoras com uma amiba M

5.
A vida amorosa de um cientistas deve envolver muita química... F

6.
Acho que dedicam demasiado tempo ao trabalho passando a vida amorosa para segundo plano. Depois como não sabem lidar com a vida amorosa, afastam-se das pessoas. M

7.
Pelo que conheço dos cientista de hoje em dia são em geral pessoas com a mentalidade aberta e pouco agarrados a tradições como o casamento. Geralmente vivem maritalmente ou sós. Como cientistas viajam bastante e por vezes por periodos alargados, como um ano ou mais.Muitos cientistas que conheço conseguem manter uma relação apesar de estarem muito tempo à distancia. M

8.
Eu acho que o Einstein era menino para se “esquecer” da função física se uma função diferencial lhe acometesse a mente.

Acho que o Darwin deveria supre activo para melhorar a evolução. Talvez tentasse variadíssimas posições e situações para estimular a variedade.

O Custeau fá-lo-ia, garantidamente no mar.


O Pasteur, só depois de devidamente limpo e esterilizado. Ele a companheira, a cama, o quarto e, provavelmente, em ambiente de subpressão com entrada Eppa.


O John Watson, em espiral. E sempre, duplamente.


O Descartes pararia para pensar, cogitar. O Damásio nem pensaria.


Platão fá-lo-ia atrás de um lençol iluminado - para projectar as sombras.


Arquimedes numa banheira. 


Maxwel em saca rolhas

Pierre Curie... por rádio (hoje, talvez internet)


Mas o mais explosivo, sexualmente seria, sem dúvida, o Nobel! Verdadeira dinamite.
 M

9.
“Para mim a vida amorosa de um cientista deve ser muito metódica :D Tudo com procedimentos bem definidos, rotinas escalpelizadas, e tudo com muita sustentação teórica :) 

Bem, acho que se for um cientista NO EXAGERO DA PALAVRA (Aquele que é tipo cientista-
maluco) a sua vida amorosa deverá ser uma vida em que devido ao seu horário de trabalho não rígido, deverá ter alguns problemas no que diz respeito à busca do seu grande amor e mesmona sustentação familiar de um relacionamento presente. Isto pq o seu horário muitas vezes o condiciona a ele e faz com que ele se interesse e se entusiasme por vezes demais no seu trabalho e menos um pouco na sua família. Um cientista é tão metódico e tão com os procedimentos bem definidos que via tudo o que tivesse a ver com a mulher relacionado com a ciência, ou seja, instigar-se sempre com o “porque”, (pq é k a mulher é assim? Pq é k a mulher tem tt necessidade de falar? Pk é k a mulher tem tanta necessidade de se vestir bem e de ser vaidosa? Pk é k a mulher tem necessidade de dizer mal das outras)…. E também com o “Como” (como é k a conquistarei? Como é k a mulher terá mais prazer? Como é k a posso levar a jantar?) e o “o que é? (O que é k a faz gostar mais de mim? O que é o prazer? O que é o amor? O que é o carinho”) M

10.
Bom, em primeiro há que salientar a qualidade da língua de um cientista. É impressionante oinglês técnico que dominam e mais impressionante ainda é que o utilizam (tb para mostraremque o possuem) durante todo o tempo da “vida amorosa”, falam em estrangeiro que só elesdevem perceber. Um cientista em que país for é sempre um estrangeiro.

O segundo ponto é ainda mais estranho, nos finais dos actos amorosos da “vida amorosa” é
normal que aconteçam coisas, hummmm…, “diferentes”, que nos os leigos (não cientistas)achamos normais e deixamo-nos estar todos contentes sentados no sofá. Agora não é normal no fim ir a correr para o Google para se tentar provar o quer que tenha acontecido, é pá, quebra a parte amorosa. Tirando isso acho normal. M

11.
Conseguem manter as ditas relações, mesmo com grandes períodos de ausência, uma vez que SE ESQUECEM que têm essas relações! (a ideia do cientista alienado do mundo). se vivem sós é porque não encontraram ninguém que aturasse as quebras para idas ao google! F

12.
Bastante farta e experimental. Nao sera por acaso que os tipos invetaram o Viagra uma das maravilhas do seculo, dizem! Qual tensao arterial alta ou colesterol... Viagra obedeça a prescrição e deixem-se de intelectualidades! Imaginem depois de tanta proveta e artefactos em forma de dildo!!! M

13.
Acho q pode ser menos vivida do ponto de vista sentimental pq é mais analisada do ponto de vista do processo em si e das reacções em causa. Ou seja, por exemplo um ginecologista! Eu acho sempre q eles a fazerem sexo estão sempre a pensar "ah, agr se puser o dedo ali no lijfoifhwfqlkfjlqk da minha companheira aquilo tem lá muitos circuitos nervosos e ela vai gostar" em vez de "go with the flow", o que deve ser um bocado chato, coitados...

Enquanto q aqueles q não são cientistas abstraem-se mais de tudo enqt estão a fazer o amor. É
 mais naquela de "ok, trabalho àparte, agora é para pinocar!" Só. E chega! Resumindo: um cientista, se não se puser a pau, pode ser muito chatinho na sua vida amorosa! F

14.
eu diria que o einstein se aproveitou melhor da teoria da relatividadade na sua vida amorosa...és feio, isso é relativo, és mau na cama, isso é relativo, querido, entao e eu, isso é relativo e.... e tb imagino um cientista a fazer um protocolo antes e um mapa de resultados depois e a entregar um esquemazinho...e a dizer “mas por favor diz-me se errares” F

terça-feira, 26 de maio de 2009

Astronauta português nomeado seria Dias Loureiro ou Pina Moura

Não há nenhum português entre os seis novos astronautas escolhidos pela ESA entre 8413 candidatos. Mas Portugal está preparado para escolher um astronauta. Se a ESA tivesse uma fase de selecção nacional em que cada país escolhesse um astronauta, os finalistas portugueses seriam Dias Loureiros e Pina Moura, nomeados por uma comissão. PSD e PS alternariam na escolha do astronauta para cada recrutamento da ESA. Se PS e PSD não se entendessem, um astronauta proposto pelo BE poderia ter um bom resultado na primeira fase de selecção.

Quem pensa que deveria tripular a primeira missão portuguesa ao espaço?

a) Manuel Dias Loureiro


b) Joaquim Pina Moura


c) Eusébio, a Lontra



d) Bob, o  Cão de água português.



segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sexto sentido

Reconhecer o génio é um talento. Vale a pena ver. Eu não me arrependi!

sábado, 23 de maio de 2009

Alterações Climáticas, perdão Variações Curiosas do Clima


Uma das imagens que vou usar daqui a nada (dia 23 às 18h) na FNAC Vasco da Gama para falar do Aquecimento Global, perdão das Alterações Climáticas, perdão Variações Curiosas do Clima, quero dizer Instabilidades Meteorológicas Locais, digo Efeito Carlos Pimenta, em rigor Pequenas Diferenças na Calibração dos Termómetros, nos Media.

Nota: nem toda a gente dispõe de um scanner/digitalizador e tem que procurar soluções para fazer face à falta de meios. Eu tive que depilar os dedos dos pés.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os novos astronautas europeus

Um alemão, dois italianos, um dinamarquês, um inglês e um francês. São os novos astronautas da agência espacial europeia, anunciados hoje pela ESA:

1. Samantha Cristoforetti, Italian
2. Alexander Gerst, German
3. Andreas Mogensen, Danish
4. Luca Parmitano, Italian
5. Timothy Peake, British
6. Thomas Pesquet, French

Foi assim que começou este blog, por isso é que se chama contagem decrescente.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Cientistas na FNAC


Informação recebida da FNAC:

CICLO CONDOMÍNIO TERRA
Documentários e colóquios

16.05.2009-31.05.2009 Vasco da Gama

A Terra é o título do conjunto de projecções e colóquios a decorrerem no fórum Fnac entre os próximos dias 16 a 31 de Maio. Neste âmbito convidámos especialistas para nos esclarecerem sobre quais os riscos e perigos que pairam sobre a nossa casa comum, o planeta Terra. Projectaremos também diversos documentários com a chancela da National Geographic dedicados ao planeta, às condições ambientais e às energias renováveis.

ESTRATÉGIAS PARA COMUNICAR A CIÊNCIA: PENSAR FORA DA CAIXA OU FALAR PARA O BONECO
por David Marçal
23.05 SAB18H00 Vasco da Gama

Inserido na comemoração do próximo Dia Mundial do Ambiente, apresentamos no fórum do Vasco da Gama, o colóquio: Estratégias para comunicar a ciência: pensar fora da caixa ou falar para o boneco. Vivemos numa sociedade crescentemente tecnológica, em que a linguagem científica é recorrentemente utilizada nos mais diversos âmbitos. David Marçal traz-nos a sua visão de comunicar a ciência, num jornal de referência (Público), num suplemento humorístico (Inimigo Público) e numa revista para crianças (kulto).

O PERIGO DA PESCA EXCESSIVA E PLANETA CONTAMINADO
documentário National Geographic comentado pelo investigador João Correia
24.05 DOM 17H30 Vasco da Gama

Este documentário aborda os problemas da pesca excessiva e da eliminação do lixo nos oceanos, demonstrando como o planeta e os seus seres vivos são prejudicados. Convidámos João Correia investigador na área da pesca e conservação, empresário nesta área e consultor do Oceanário, para nos ajudar na análise deste filme.

A VIAGEM PERDIDA DE DARWIN
documentário National Geographic comentado pelo investigador Thiago Carvalho
29.05 SEX 19H00 Vasco da Gama

Através dos limites selvagens da terra, e tendo como pano de fundo uma espectacular fotografia aérea, subaquática e da vida selvagem, o biólogo evolucionário Armand Leroi, conduz-nos numa viagem inesquecível que reproduz a aventura que inspirou o trabalho revolucionário de Darwin. Aproveitando este mote, convidámos Thiago Carvalho, biólogo, investigador do Instituto Gulbenkian de Ciência e comissário adjunto da exposição de Darwin nesta Fundação, para nos trazer a sua reflexão sobre o planeta e a viagem do Beagle. Este é o convite que fazemos ao público FNAC no último dia do Ciclo: Condomínio Terra.

domingo, 10 de maio de 2009

Abraço quântico nacionalista


Crónica, no Expresso, de um amigo jornalista, que trabalha numa daqueles jornais satíricos, e que quer fazer um brilharete com a reportagem-balanço da Terra engolida por um buraco negro. A propósito da banha da cobra quântica tão na moda. 

Um jornalista a falar do pseudo-jornalismo sobre pseudo-ciência:
(...)
Na peça aparece uma moça ligada por uns fios aos tornozelos e uma banda na cabeça a um computador aparentemente banal. O engenheiro José Joaquim Lupi, o nosso compatriota no Brasil, revela candidamente o que faz a Terapia Quântica. "Vai buscar matrizes de base energéticas de tudo o que existe, de elementos físicos, mentais energéticos, emocionais e assim podemos testar uma coisa que está na ponta de tudo o que é medicina e que é a reactividade electrofisiológica do corpo humano, e depois com um programa de Inteligência Artificial dos mais sofisticados do mundo conseguimos reequilibrar virtualmente todo o sistema energético." Só nesta frase eu leio o suficiente para juntar um Nobel à beatificação.
(...)

Mais, aqui.

A Física Quântica é uma coisa genuinamente fantástica a que ninguém que tome minimamente contacto consegue ficar indiferente. E absolutamente em ruptura com os paradigmas do senso comum e aquilo que é a nossa percepção da realidade macroscópica. O teletransporte, ao nível atómico, não é ficção. É hoje realidade. Mas, há por aí muito charlatão que se tenta validar com o "selo quântico". Como ninguém sabe muito bem o que é, pode-se dizer tudo o que se quiser. Mas nem tudo o que luz é quântico!